Dicas essenciais de como se comportar em Redes Sociais.

Não é de hoje, que recrutadores do mercado empresarial analisam o perfil dos candidatos às vagas de emprego nas redes sociais. Resultados, ainda não são tão agradáveis. De acordo com o estudo, somente em 2018, pelo menos 2 em cada 10 candidatos, entre 16 e 34 anos, já perdeu oportunidades de emprego por conta do perfil na internet.

Os dados são preocupantes para aqueles que estão em busca de uma carreira, uma vez que 44% dos recrutadores brasileiros – como revelou outra pesquisa da Robert Half – consideram os aspectos negativos nas redes sociais dos candidatos um fator suficiente na desclassificação em um processo seletivo.

Razão essa, nós listamos abaixo algumas dicas para você se comportar de forma adequada (até mesmo pessoal) nas redes sociais e não perder aquela vaga que tanto esperava:


1. Em redes profissionais, fale de assuntos profissionais

Se você possui conta em uma rede social voltada a profissionais, como o Linkedin, o relacionamento entre os contatos deve ser pautado pela formalidade. “Não fale de sua vida pessoal”. Nesse caso, até a imagem de perfil deve ser adequada ao formato da rede.

2. Coloque fotos ‘saudáveis’
As imagens publicadas nos perfis podem revelar hábitos saudáveis ou reprováveis, é interessante publicar fotos de viagens, festas ou de momentos com a família. Mas evite imagens de cunho jocoso (que provoca o risos).

3. Ao abordar o ‘amigo’ tenha bom senso
Apresente-se antes de enviar convites para se conectar com outras pessoas. É de bom tom explicar de onde conhece o contato ou quem o indicou. Em conversas profissionais, Jamais peça emprego. Aproveite o espaço para trocar informações sobre sua carreira e o mercado de trabalho.

4. Dê opiniões construtivas
Interaja e posicione-se sobre os temas discutidos entre os seus contatos, propondo sugestões para a problemática. Mas evite participar de grupos polêmicos, que aludam à discriminação ou violência. “É preciso tomar cuidado com opiniões muito radicais”.

5. Preserve-se
Não precisa falar sobre todos os seus passos nas redes sociais. Ficar a todo o momento no Twitter, instagram ou Facebook descrevendo a sua rotina é desinteressante e pouco criativo. Se isso for inevitável para você, selecione o nível de privacidade desejado em seu perfil.

6. Crie a sua identidade online
Fale de coisas que interessem a você e possam interessar aos outros. Isso aumenta as chances de interação entre os contatos e proporciona a troca de informações. “Se você gosta de vinho divulgue notícias sobre vinhos. Se gosta de games, fale sobre games. Essa postura poderá influenciar as pessoas positivamente”.

7. Não fale mal de pessoas ou empresas
Falar mal do ex-chefe, colega de trabalho ou das empresas nas quais atuou é pecado mortal. Muito provavelmente mina a sua continuidade em um processo seletivo – caso o recrutador flagre essa conduta, além de fofocas e fatos pessoais. Nesse caso, é uma atitude até mesmo antiética. O melhor a fazer é ceder à tentação.

8. Seja discreto
Ao fazer comentários em um post de um amigo/seguidor ou dar sua opinião sobre determinado assunto polêmico nas redes sociais, seja discreto e tente preservar a sua imagem. É interessante usar o bom senso e falar cordialmente, sem palavrões ou insultos àqueles com opiniões contrárias às suas.

9. Ninguém precisa saber tudo da sua vida
O mundo não gira em torno de si. Não fique postando tudo sobre o que acontece no seu dia a dia. Essa atitude pode ser considerada desinteressante tanto para o recrutador (em caso de entrevistas de emprego) ou até mesmo amigos, familiares, seguidores que se importam com você. Opte por posts criativos e que permitam interação social.


Texto: Alex Holanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.